Plantas para Cultivar Dentro de Casa

Se você está procurando maneiras de trazer um pouco de natureza para dentro de casa, cultivar plantas é uma ótima opção. Além de serem uma adição bonita e agradável à decoração da sua casa, as plantas também podem ajudar a melhorar a qualidade do ar e a reduzir o estresse.

Neste artigo, vamos falar sobre algumas das melhores plantas para cultivar dentro de casa, bem como dicas para cuidar delas.

Samambaia americana

A samambaia americana é uma das plantas mais populares para cultivar dentro de casa. Ela é fácil de cuidar e pode crescer bastante, o que a torna uma ótima opção para preencher espaços vazios. Além disso, suas folhas extensas garantem um belo efeito em locais altos.

Como cuidar

  • Iluminação: luz indireta ou meia-sombra.
  • Rega: regue de 2 a 3 vezes na semana para manter o solo úmido. Mas, certifique-se de que o solo está seco tocando o dedo na terra. Borrife suas folhas também. Caso prefira, pode fazer uma rega de imersão de tempos em tempos.
  • Adubação: adube com frequência, de preferência com cálcio, como farinha de osso ou cascas de ovos trituradas.

Figueira-lira

Também conhecida como figueira-lira, essa planta é de médio porte, mas pode ser cultivada em vasos em casa. Com o tempo, perde as folhas em sua base e começa a adquirir um visual de árvore. Suas grandes folhas roubam a cena e impactam na decoração. Um exemplar ficará lindo na sua sala, ao lado do sofá por exemplo.

Como cuidar

  • Iluminação: luz difusa ou meia-sombra.
  • Rega: regue abundantemente e com frequência de 2 a 3 vezes na semana, mas certifique-se de que o solo está seco antes de molhar. Em dias mais quentes, borrife água em suas folhas.
  • Adubação: adube com frequência com NPK, mas com a metade do indicado na embalagem do adubo. A aplicação de óleo de neem em suas folhas também é indicada para garantir um crescimento saudável e evitar o ataque de fungos e pulgões.

Costela-de-adão

Dona de uma folhagem escultural e volumosa, a costela-de-adão não passa despercebida na decoração da sala. Suas folhas verde-escuras apresentam rasgos e são ótimas para quem deseja um toque tropical no ambiente.

Como cuidar

  • Iluminação: meia-sombra e sombra.
  • Rega: regue de 1 a 2 vezes na semana ou sempre que sentir o solo seco e não se esqueça de borrifar suas folhas. Diminua a frequência de regas no inverno e, caso necessário, aumente em dias mais quentes.
  • Adubação: ferro e potássio são nutrientes essenciais para a costela-de-adão, assim adicione doses de adubo semanal ou quinzenal. Use adubos prontos, fertilizantes líquidos ou adubos caseiros.

Orquídea

As orquídeas são plantas delicadas e elegantes que podem adicionar cor e beleza a qualquer ambiente interno. Elas são uma ótima opção para quem deseja cultivar flores dentro de casa.

Como cuidar

  • Iluminação: luz indireta ou meia-sombra.
  • Rega: regue uma vez por semana e deixe a água escorrer pelo vaso. Certifique-se de que o solo esteja seco antes de regar novamente.
  • Adubação: adube com fertilizante líquido a cada duas semanas.

Conclusão

Cultivar plantas dentro de casa pode ser uma ótima maneira de melhorar a qualidade do ar, reduzir o estresse e adicionar um toque de natureza à sua decoração. Esperamos que este artigo

Ambiente Chique
Ambiente Chique
Artigos: 24